1 de fevereiro de 2007

" Essa é a revista Start Me Up, é irada, e é lógico... nós do Pânico, saimos de Roberts na primeira edição."

http://www.microcamp.com.br/

Aparecer na televisão, ficar famoso é um sonho de dez entre dez jovens brasileiros, e do resto do mundo também. Mas o sonho esconde uma realidade salgada: as chances são poucas, precisa conhecer produtores, ter corpo e cara de modelo, lidar com outros candidatos disputando a mesma oportunidade, agüentar a arrogância dos que já são famosos. Não é pouca coisa.

Para Marcos Chiesa, o Bola do da equipe de humoristas do Pânico, a oportunidade veio por acaso. Em 1988, ele cursava a faculdade de Biologia na antiga OSEC. “Eu queria fazer pesquisa, e no Brasil, isso geralmente quer dizer que você está ferrado. O plano era trabalhar com criação de camarão”, ele lembra. Durante as férias de julho deste ano, ele foi convidado pelos amigos para trabalhar na Rádio Transamérica...fazendo promoções. Ia nas peruas da estação para distribuir adesivos em diferentes pontos da cidade de São Paulo, só por farra. Foi assim que ele entrou no mundo do Rádio, embora ainda fosse demorar para que ele tivesse a chance de falar no microfone.

“Segui trabalhando no setor de promoções até 93, quando já estava na Jovem Pan. Eu sempre falei besteira pra caramba, sempre fui meio rabugento”. Foi nessa época que ele teve a chance de conhecer o Emílio Surita, que prontamente o apelidou de Bola (“esse apelido já virou nome”, confessa ele sorrindo) e finalmente o chamou para dentro do estúdio. “Nós almoçávamos juntos, batíamos papo, até que ele me convenceu. No começo eu era meio bunda-mole, tinha vergonha, mas você se acostuma muito rápido”. O programa nessa época era bem diferente, mais sério: tinha temas específicos e os ouvintes ligavam para opinar sobre assuntos como aborto, crime, futebol e política.

Nasce o Pânico

“O que acontecia direto era ligar gente para pedir brinde, camiseta, ingresso, no meio do show, quando a gente queria conversar sobre os temas. Aí a gente começou a brincar, mandar o pessoal pro inferno, tirar sarro dos nomes de quem fazia isso. Ligava um cara dizendo “Oi, aqui é o Valdicleison, onde eu ganho o boné da rádio?” e a gente dizia “Você não vai ganhar boné não, seu nome é muito feio!” (risos) Era uma gozação sem maldade, que nem a gente fazia entre nós, como amigos.” Não demorou para que essa zoeira fizesse mais sucesso entre os ouvintes do que as discussões do programa.

Para o humorista, as brincadeiras de equipe não faltam com o respeito.
“Não tem falsidade. A gente tira sarro, mas não gozamos com credo, com cor, com raça”. Ele concluiu a faculdade de Biologia, mas quando se envolveu com o rádio, decidiu estudar Marketing, que era um curso mais voltado para o caminho que estava seguindo. “Minha família sempre deu força. Meu pai é engenheiro, sempre foi exigente, mas nunca disse que eu tinha ou não que seguir tal profissão. Ele só fazia eu e meus irmão estudarem, não queria ninguém repetindo de ano”.

Avaliando o sucesso, Bola garante que o truque está na composição do próprio grupo. “Não é algo individual. É a turma. Se você for ver, tem muita gente boa. O Ceará, por exemplo, é demais, um p#!@ humorista. Já eu não sei nem imitar cachorro. Muitos dos outros tem personagens, fazem imitações ótimas. Eu não, eu sou eu, mas os estilos combinam. O pânico é muito espontâneo, nasce muita idéia das m#&$@s que a gente fala um pro outro.”

As mudanças do grupo às vezes são difíceis, mas ele garante que até agora sempre deram certo e não causaram traumas. “Já entrou e saiu bastante gente, mas isso não teve muito problema. Claro que tem um período meio chato. Eu lembro quando saiu o Plínio, com quem a gente trabalhava há 4 anos, e entrou o Ceará; no começo a gente fica meio chateado, você perde um colega e aparece um novo elemento que você ainda não conhece, é meio tenso. Mas assim que você dá a chance tudo melhora, as coisas se encaixam.”

Surpresas com as celebridades

Embora não saia por aí insistindo para que famosos calcem a sandálias da humildade, Bola já teve seus encontros tensos com celebridades. Um caso que lembra é o da modelo Maryeva Oliveira. “Ela foi no programa de rádio e não respondia nenhuma pergunta. Sempre que queríamos saber de alguma coisa ou um ouvinte ligava com uma pergunta, ela olhava para a assessora de imprensa, que entrou no estúdio junto com ela, e ficava calada. Até que uma hora a gente falou que se era pra vir e ficar em silêncio, ela podia ir embora. Ela tirou o fone de ouvido e saiu, chorou, foi uma situação estranha”.

Mas nem todos os casos são assim. Muitos artistas surpreendem a equipe e embarcam no humor do Pânico. “Tem gente que é demais. O pessoal da banda Skank, dos Paralamas do Sucesso, dão risada, tiram sarro da gente, é muito bom. Até a Laura Pausini veio e se divertiu.” E o pessoal que encrenca? “Isso sempre tem. Geralmente é aquele atorzinho da Globo, fazendo papel em novela das seis. Esse tipo é o pior, se leva a sério demais. Inclusive, se você for ver o pessoal que fica bravo mesmo, que sai batendo no Vesgo, é tudo em cima de coisa boba, leve. Gente tonta é o que mais tem. Quer saber outro cara que foi uma surpresa? O Boris Casoy! Você vê ele na TV, ancora de jornal, todo sério, mas com a gente ele riu paca, brincou com todo mundo, tirou sarro até dele mesmo. Te juro que eu não esperava.”

Ironicamente, o contrário aconteceu quando o comediante Tom Cavalcante entrou no estúdio com a galera. “Eu sempre achei e acho o Tom bom pra cacete, muito talentoso. Mas na hora de falar com a gente ele foi meio sério, riu pouco. Foi bem diferente do que eu imaginei, fiquei até um pouco desapontado”.

Quando à ausência de Sabrina Sato, a mais nova integrante da turma, Bola diz que é apenas questão de tempo até o seu retorno. “Foi por causa do Ministério Público, que veio com esse lance de censura, dizendo que o quadro Lingeries em Perigo era demais. Agora o programa mudou de horário, de seis para oito da noite. Ela está só dando uma pausa até o calor baixar e volta em breve”.

Marcos diz que o sucesso não o mudou. Desde que o programa foi para a televisão o número de pessoas que o reconhecem na rua aumentou, vem mais gente tirar foto, mas não chega a incomodar. “Não aparece muito puxa-saco para o meu lado. Tem sempre aquele cara que nem te conhece e já chega como se fosse seu melhor amigo, mas ninguém pede nada”.

E o segredo do sucesso? Hoje em dia, ganhar a vida já é um desafio. Fazendo aquilo que se gosta, como é o caso dos integrantes do Pânico, é uma raridade. Nesse ponto, Bola é categórico. “Aquilo que você gosta de fazer, você precisa fazer legal. Esse é o truque. Se dedicar pra valer. Não existe uma fórmula dizendo ‘tem que ser médico, tem que ser advogado, tem que ganhar tanto.’ O que vale é investir, buscar.” O trabalho no rádio não deixa ninguém rico, ele revela. “Mas é uma vitrine legal, dá para usar para conseguir outros trabalhos”.

http://www.microcamp.com.br/







59 comentários:

Anônimo disse...

Olá..
Eu adorei...
Sou uma grande fã sua e do pânico,e agora sou uma fã tbm da microcamp.
As fotos arrasaram.

bjsss Natália,Fortaleza-Ce

Anônimo disse...

E AI BOLETA CARA VOCE E OS SIMPSONS SAO MEUS MAIORES IDOLOS MANDA UM ABRAÇO PARA O PESSOAL DE PASSO FUNDO E PARA MIM CARA CARLOS DE PASSO FUNDO RIO GRANDE DO SUL

Anônimo disse...

ahh mto legal seu blog!!
parabens!!
ha ha ha!!¬¬

Anônimo disse...

Muito legal
Estou pensando em ficar
Na platéia

Anônimo disse...

a revista fico loca mesmo....
a e continua assim seu programa é muito legal

Anônimo disse...

tudo legal
garotos

Anônimo disse...

Deixo postado meus parabens aos camaradas do panico, muito sucesso!!!
e um beijão molhado na gata Sabrina!!!!

Anônimo disse...

meu que legal, vcs tambem fazerem parte da Microcamp, aqui é tudo de bom, aprendendo bricando, quer mais rsrsrsrsrsrs
beijos a todos vcs do panico,AHHHH e dia 11 estaremos ai assistindo a nossa unidade Lapa vai nos levar um abraço e continue com a gente

Anônimo disse...

muito legal as sua fotinhas...hemm......
sou fã do pânico...
cahamem a galera de BRAGANÇA PAULISTA para o pânico.....
abraços......

RICARDO OLIVEIRA...
BRAG PTA....

Anônimo disse...

eae bola eu deixo umabraço por tras a todos do pinico na tv...
kkk...
brinkadeira té +
abraços a todos e chamem a galera da microcamp de bragança para o panico na tv valew...

vitor augusto da silva rodrigues
bragança paulista.

sebebernao... disse...

eaiii bola blzz cara??
ai curto pra caramba o panico na tv...
assisto todos mas gravado pois moro atualmente no japao mas nao deixo de prestigear o melho programa humoristico que eu jah vi!!!
sou fanzaso de vcs!!!!
um grande abraco pra todos vcs!!!!
ai manda um bejao pra Sabrina!!!
com toda certeza ela naum se lembra de mim mas eu conheci ela pessoalmente a uns anos atras em um campeonato de judo em Penapolis!!!
e a vc ao mendingo,o Emilio,ceara etc um forte abraco!!!
fuiiiiiiii

Anônimo disse...

eai bola manda um beijo para minha amiga angelica polly
falo beijos

Anônimo disse...

E aímeus camaradas sucesso na parada
deixOoO um beijão para todos que estão ligados
um beijão maior ainda para os meus amigos da microcamp tomas alves

Anônimo disse...

eu su muito fã do panico
e tambem estudo na microcamp
manda um bjo na sabrina

Anônimo disse...

Quero parabenizar...vc que consegue fazer do pânico... um programa taum zuado,como o é o de vcs...continuem assim enchendu o saco de todos,zuandu com todos...um beiju enorme pra vc!!!

Anônimo disse...

Oieee.... ta mot show u Blog
Amo u Pânicoo mto legal.. sua risada é Ilariante HAHAHAAHHA
..
BjoSSS
Valéria Microcamp Thomas alves

Anônimo disse...

Oieee Bola!!!

tudo bem com vx?? espero q sim =D

adoreii seu blog tah d++

não perco um dimingo de Pânico
na tv!!!

adoro vcs

bjoss

♥Fabiana Microcamp thomas Alves♥

Anônimo disse...

Muito legal, estão de parabens e dou nota 10, muito bom...

Anônimo disse...

Oieeeee sou a Monique aluna microcamp.
Sou sua fã e de todos do pânico.
Adorei o seu blog as fotos estão maravilindas.
Continue sempre essa pessoa bola e maravilhosa q vc é.
mil bjokas de uma fã super loka por vc huhauhaua.

Adoru vcs!!!!

*Mo*

Anônimo disse...

Oieee
O blog esta linduuu
adorei...adoro o programa de
vcs escuto todos os dias.

*naty*

Anônimo disse...

Um abraço da turma da Microcamp

Anônimo disse...

seu prgrama é muito legal continue assim...

Anônimo disse...

Muito legal
Estou pensando em ficar
Na plateia
Beijosssssss continui sempre assim pois vc é especial e Deus te abençõe

Anônimo disse...

seu programa é legal continue assim blz...

Anônimo disse...

UM ABRAÇO Á TODA A GALERA

PANICO!!VCS SÃO DE MAIS!!!!!

AE BOLA O BLOG TAH LOKO!!!!

FLW!!!

Anônimo disse...

programa esta show de bola
continua a sim
ate mais
flwss

Anônimo disse...

Um Abraço pra vc bola, o blog tah show

manda um bjão pra Sabrina.
flwwww

Anônimo disse...

sou um grande fã do panico na t.v
um abraço

Anônimo disse...

Olá bola dá licença da tv Procura algo melhor para fazer.
Bom na verdade estou de brincadeira, naõ leve mal continue assim fazendo suas graças e levando o bom humor para os engraçadinhos.

UM FORTE ABRAÇO:MICROCAMP TOMAZ ALVES.

Unknown disse...

eeh, bom, o programa eh loco e eh isso aew.

abraço

Anônimo disse...

adriano eu te amo d+ mil beijos p/o pessoal da thomas alves do hardware do professor fernando pooh

Anônimo disse...

Aee

Um abraço pra galera do GeminiRO

Essa galera é dimais meO!

Pega noissss intaaaooOo


sÓ pENAa Q VOAA

Anônimo disse...

Aee

Um abraço pra galera do GeminiRO

Essa galera é dimais meO!

Pega noissss intaaaooOo


sÓ pENAa Q VOAA

Anônimo disse...

Ola pessoal do pânico nos somos alunas da microcamp thomaz alves estamos adorando essa parceria de vocês sempre que podemos ouvir ou assistir nos estamos lá ligadinhas no seu programa. Manda um alô para o pessoal do Florence e para o pessoal do Campo grande estamos esperando um SHOW de vocês lá na Praça Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bola seu programa é 10.
Parabéns.
Bjãoooo!!!!!

Anônimo disse...

eaw galera do panico
passando soh pah manda um abraço pra vcs
valew

Anônimo disse...

eai galera do dopanico bele to mandando um abraço pra galera ai e dizendo que o progama é d+.....

Anônimo disse...

Bom pelo q andei vendo nos outros comentarios vc é muito querido por todos e seu programa sem duvida nenhuma foi o q melhor aconteceu na tv nos ultimos tempos ...Nossos domingos estão cada vez mais bem humorados com vc's... por esse motivo venho aki por meio deste espaço pra dizer q se tiverem de mudar mude para melhor se é q isso é possivel ...na minha opinião não tem o q falar todos são muito bom no q fazem ...

MICROCAMP THOMAZ ALVES
ASS: PEzão

Anônimo disse...

NOSSA! adorei ver a sabrina desfilando na Gaviões muito 10 pena q meu time não está tão bom quanto o samba da Sabrina e a escola de Samba.
Débora
Microcamp; Thomas Alvés.

Anônimo disse...

eae boleta seu blog tá fazendu sucesso eim

Unknown disse...

OI bola td blz?sou aluna da microcamp e estou passando aki p lhe dizer q o programa eh super legal...principalmente pq sempre esta mesmo q seja rapido esta sempre passando minha"idala" Pityy....fora q vcs nosss sem comentarios os melhores...bjao se puder me responda...ass:Bianaca Cozzati Gaspar

Anônimo disse...

oi bola...seu blog ta irado...ta muito loco...

Anônimo disse...

E aiw BOLETA teu blog ta massa pácas vlw

Anônimo disse...

Cara você é demais!Você é Muito engraçado,engraçado pa ca*****.
Um abraçâo do seu puxa-saco favorito valeu veioô!

if u like it, i can ; disse...

FALA BOLETA CARAKS VC E O CARA HEIN!
BOM ADOREI O SEU BLOG E MEU
VAI PROCURAR SUA TURMA!


FALOUUUU BOLETA!

Maira Paranhos disse...

OI BOLA TUDO BEM?AMO TODOS VOCÊS DO PÃNICO..E,Cuidado com o stress porque:

"Mais vale chegar atrasado neste mundo...
do que adiantado no outro . "

Unknown disse...

Bola eu te amuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu muuuuuuuuuuuuito
Vc é lindo

Anônimo disse...

hey kra tudo bem eu so o sufãn zaso!
Kra vc pode me responder uma coisa?
Porq o vesgo naum vai awo programa aos domingos?
??
vlw
Responde awe se puder

E entra na minha pagina da web
www.vibeflog.com/rilcklindo
La ten uns videos bem legais q eu q ria q vcs colokase no programa.

Anônimo disse...

E ai bola tudo blz queria te mandar um abração bjssssss!!!!!!!!!

De sua fã numero 1

Anônimo disse...

E aí boleta o seu blog tem mais comentários do que o blog da Sabrina,no panico ela fala q tem + comentários do que voce,mais ela não sabe nem contar ela é muito burra cara... Aí boleta manda um abraço pra todos do Panico e um beijo pra Samambuca,valeu!!! italo de Taubaté...

Anônimo disse...

oi tudo bem bola???????
cara eu to no Japão
eu só vejo panico de terça e domingo sei q vc naum tem nada a ver com isso mais quero q vc saiba q vc vai ganha mano
to vendo o çoletrãno é muito legal
a suas foto é muito legal fuiiiiii
tchau bola

Anônimo disse...

Querido Boleta seu blog esta bom!!!
aprovado!
Eu adoro vc!
bjos

Unknown disse...

E aí Bola tudo bem?Sou mais uma de suas fãs,pois eu adoraria conhecer todo o pessoal do Pânico,quem sabe um dia,adoro vcs,não perco nenhum domingo.
Bjsssssssss e muito sucesso

Anônimo disse...

Bola
Amo Amo Amo você
beijos !!!!

Anônimo disse...

Bolaaa
amu vcc ... adoro sua piadas mesmo sendu sem graçaa..eauhueauheha

Bjãoo s cuidaaa

Anônimo disse...

fala ae boleta cara sou seu fã,adoro quando vc da aquela risada eu ganho o meu dia!!!! não perco um programa do pânico ah se vc tiver orkut me add ae cara vlu vou ficar muito feliz se vc puder me add vlu fuiiii.

Anônimo disse...

o Bola seu blog ta foda
se vc tiver msn me passa
entra no meu msn vcampos96@hotmail.com

Anônimo disse...

Maninho gostei do Blog!!!

Bate Papo Alagoinhas disse...

iai bola blz manow acabei de deixa um recadinho para a sabrina pasei aqui pra le deixa um grande abraço para vc manow e pra o emilio,mendigo,mano quetinho,vesgo,silvo e é claro pra samambuca irmao ninguem e besta né
rsrsrsrsrsrsr um abraçaooooo
SUCESSOS

ASS:MALCOM ORESTE IMPROTA BASTOS